A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da por meio da Ouvidoria-Geral do SUS (OUVSUS/DINTEG/MS), desenvolveu o projeto Fortalecimento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover a qualificação e formação dos trabalhadores das Ouvidorias do SUS e o exercício da sua prática, ampliando e consolidando a Rede de Ouvidorias do SUS.
O objetivo geral desse projeto consiste em ofertar conteúdos sistematizados e atividades educativas que promovam a capacitação de gestores e profissionais de ouvidoria, de forma a qualificar o atendimento ao cidadão na garantia de direitos e melhoria do sistema de saúde.Essa proposta tem como uma das etapas a realização de oficinas virtuais, que ocorreram no período de junho a agosto em todos os Estados.
Essa proposta tem como uma das etapas a realização de oficinas virtuais, que ocorreram no período de junho a agosto em todos os Estados. O projeto pretende qualificar os Profissionais e Trabalhadores de nível médio e superior, como ouvidores, técnicos em ouvidoria e gestores de saúde, de estão estaduais e municipais, focando nos municípios que pretendem criar sua Ouvidoria. Esta iniciativa caracteriza-se como parte de um processo de educação permanente que objetiva contribuir para a consolidação e fortalecimento da Rede de Ouvidorias do SUS.
O evento foi mediado por facilitadores de aprendizagem com expertise sobre as temáticas abordadas, em três Unidades de Aprendizagem com duração total de seis dias, sendo duas sessões diárias, cada uma com duas horas de duração. Vale reforçar a importância da participação nas três Unidades para um aproveitamento efetivo da oferta pedagógica
A estruturação da oficina virtual está baseada em princípios político-pedagógicos que consideram: a construção coletiva do conhecimento, sendo os participantes agentes ativos; a estreita relação entre teoria e prática considerando as distintas realidades; o respeito aos saberes prévios dos sujeitos; o desenvolvimento da autonomia, crítica e reflexiva visando contribuir na transformação das práticas nas Ouvidorias do SUS.
Nesse primeiro momento o participante preencheu o formulário de inscrição, que viabilizou o envio de informações detalhadas e complementares. Os participantes precisavam ter condições de acesso à Oficina via Web (computador, conectividade, webcam, microfone e fone de ouvido.), e as dúvidas foram esclarecidas por e-mail disponibilizado pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública.